Só Templates

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Curiosidades da cultura oriental

Ao assistir a série Hwang Jin Yi, despertei uma curiosidade sobre essa doutrina da época das Gisaengs. Durante a histórias, elas me lembraram muito as Geishas, porém ao pesquisar mais a fundo, vi que há algumas diferenças. Por isso, trouxe uma pequena curiosidade sobre esse modo feminino de viver em Eras passadas.

Kisaeng (também escrito gisaeng), às vezes chamado ginyeo (기녀), são artistas femininas coreana
s que trabalham para entreter os homens. Elas apareceram pela primeira vez na Dinastia Goryeo, e eram legalmente animadoras dos homens do governo, necessárias para executar várias funções para o Estado. Muitas foram empregadas na corte, mas elas também estavam espalhadas por todo o país. Elas foram cuidadosamente treinadas, e freqüentemente realizavam artes plásticas, cuidados médicos, bordados, poesia e prosa, embora os seus talentos foram frequentemente ignorados devido ao seu estatuto social inferior. As kisaeng tinham o status de cheonmin, a mais baixa da sociedade. Elas compartilharam esse status com outros artistas, bem como açougueiros e escravos. Esse status era hereditário, por isso os filhos de uma kisaeng também foram cheonmin do estado, e as filhas kisaeng automaticamente tornaram-se kisaengs. Algumas das histórias mais antigas e populares da Coréia, como o conto de Chunhyang, caracteriza as kisaeng como heroínas. Embora os nomes da maioria dos kisaeng reais foram esquecidos, alguns são lembrados por um atributo, tais como talento ou lealdade. Muito poucas casas kisaeng tradicionais continuam a operar na Coréia do Sul, e muitas das tradições e danças foram perdidos para sempre. Algumas empresas sul-coreanas convidam empresários estrangeiros para uma casa kisaeng, mas o lugar é mais uma interpretação moderna ou uma sombra do que a casa kisaeng foi no passado.

Gueixa (em japonês: 芸者 geisha?) ou Gueigi (em japonês: 芸妓 geigi?) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental da prostituta. Elas não trabalham com sexo. Podem chegar a flertar, mas seus clientes sabem que não irá passar disso, e esse é o fato que muitos homens se encantam com a cultura de uma gueixa. No Japão a condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. São em muitos aspectos similares às Kisaeng coreanas. O termo geiko (芸子) é também usado no dialecto de Quioto para descrever as gueixas, especialmente no bairro

Hanamachi. Ao contrário do que se verificava nos séculos XVIII e XIX, as gueixas são atualmente em número bastante mais reduzido. Maiko (em japonês: 舞妓?) é o termo utilizado para designar uma gueixa aprendiz. O elegante, mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai (柳界 "a flor e mundo de salgueiro"). Uma gueixa famosa, Mineko Iwasaki, disse que isso é porque "gueixa é como uma flor, bela em seu próprio estilo, e como um salgueiro, graciosa, flexível, e forte." Outra importante gueixa foi Kiharu Nakamura.

Um comentário:

  1. Aprecio a cultura ocidental e a oriental...

    você poderia escrever mais sobre o universo dos animes e mangás *--*

    ah! Seguindo aqui ^^

    se possível, poderia me dá uma forcinha sendo seguidora do meu blog também? =3

    www.alisson-x3.blogspot.

    Arigatou ^^

    ResponderExcluir