Só Templates

sábado, 4 de dezembro de 2010

Pra chorar até secar



                                                    1 rittoru no namida (1 litro de lágrimas)


O Dorama é a adaptação da vida e do diário de Kitou Aya, que quando tinha 15 anos, diagnosticou que tinha uma doença degenerativa mas que viveu enfrentando-a até seus 25 anos, quando morreu. Aya escreveu seu diário por sugestão de seu médico, e escreveu até não poder mais segurar a caneta, por causa da doença.
No Dorama, Kitou Aya virou Ikeuchi Aya (interpretada por Sawajiri Erika). Aya é uma menina normal, e está entrando no colegial, na melhor escola da região, e por ser muito esforçada, fica feliz por isso. Seu pai, Mizuo (Jinnai Takanori), tem uma loja de tofu, sua mãe, Shioka Shioka (Yakushimaru Hiroko), é higienista e ela tem três irmãos Ako (Narumi Riko), Hiroki (Sanada Yuma) e Rika (Miyoshi Ani). Entretanto, a vida de Aya começa a mudar quando ela percebe que está andando de uma forma estranha, e tem caído no chão frequentemente. Sua mãe, preocupada, a leva ao médico para fazer exames. O médico diz que Aya tem degeneração espinocerebelar, uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que a vítima não pode andar, falar, escrever, ou até mesmo comer (a doença não afeta a mente nem a memória). Assim, começa a busca de Aya, sua família e seus amigos por uma cura para a doença.
No meio de toda essa confusão, Aya se apaixona, e começa a namorar com Asou Haruto (interpretado por Nishikido Ryo), ele compreende e aceita a condição de Aya, e assim eles continuam com seu relacionamento.Com tudo isso, Aya é escolhida para reger um coral em sua sala para uma apresentação, mas para isso ela tem que reunir todos e fazê-los ficarem juntos. Ela consegue, e a apresentação acontece. Mas logo depois disso, sua doença piora, e ela acaba começando a atrasar um pouco sua sala, pois não pode escrever rápido sozinha. Então, a decisão que sua mãe e seu pai tomam, junto com ela, é que ela deveria ir para uma escola especial. Depois de algum tempo ela concorda, faz um discurso para os seus colegas de classe, e vai para a outra escola.

Comentário: Essa história mostra como devemos dar valor à vida e por mais difícil que seja o momento,sempre vai haver uma pessoa em algum lugar do mundo com um desejo de viver enquanto você reclama.

Algumas frases da Aya em seu diário:

-Por que essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.
-Eu não direi mais que quero voltar àquele dia, vou viver aceitando o eu de agora.
-Apesar de ter me machucado com esses olhares sem coração, eu percebi que também havia olhares de gentileza. Por isso, eu não vou fugir. Assim eu farei, com certeza, sempre.
-Eu agradeço por ser vista igualmente pelos meus amigos. ‘Eu passei a gostar de ler graças a você’, foi o que me disseram. “Ah, que bom”, eu não causei apenas incômodo a elas, pensando assim, não me importei muito.
-Eu deixarei o colégio Higashi.
-Foi preciso 1 litro de lágrimas.
-As pessoas não deviam viver o passado. É o suficiente fazer o possível no presente.
-Os sons “ma”, “wa”, “ba”, e “n” ficaram difíceis de pronunciar. Em vez da voz, só sai vento. Não vou parar de falar.
-O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.  (Última frase de Aya em seu diário)



Um comentário:

  1. vou te contar uma coisa.. já tinha ouvido falar desse dorama... mas tinha até me esquecido de que queria baixar, e agora, depois de ler essasa frases me emoionei muito!vou baixar! zetaini!

    ResponderExcluir