Só Templates

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Curiosidades da Medicina

Como futura médica que serei, gostaria de compartilhar um pouco do meu conhecimento academico sobre certos assuntos da saúde.
Esse descobri a pouco tempo, muitos já poderiam saber sobre, mas eu, particularmente, achei bem interessante.
É possivel decidir o sexo do seu bebê, sabiam? Aaah, com a tecnologia de hoje em dia, tudo é possível... Vocês devem estar pensando, certo? Todavia essa "escolha" pode ser feita tomando uma medida simples: saber seu ciclo menstrual.
Nossos cromossomos sexuais X eY, anatomicamente, possuem diferenças que serão capazes de determinar o sexo do seu bebê antes mesmo que haja fecundação. O cromossomo X tem um tamanho maior do que o cromossomo Y, isso explica também o porquê do menino normalmente possuir mais caracteristicas da mãe do que do pai. (As caracteristicas se encontram nesses "filamentos")
Pode-se notar a diferença através da figura. O cromossomo X representa o corpo maior, onde podemos observar o centromero (estrutura encontrada no meio do cromossomo); já o Y está representado por essa "pelotinha" no canto da foto. 
Mas voltando onde nos interessa, o sexo da futura criança!
Muito bem... Os espermatozoides levam 50% de nossas caracteristicas, 23 cromossomos, o resto encontra-se no ovócito II da mãe. Existem espermatozoides que apresentam um cromossomo X e outros que apresentam o Y. Devido a essa distinção de tamanhos, o "espermatozoide X" torna-se um pouco mais lento, porém mais duradouro do que o "espermatozoide Y", que é rápido contudo não tão resistente.
Caso o ato sexual seja realizado um ou dois dias antes da ovulação, você terá 80% de chance de ter uma menina, pois o encontro do espermatozoide com o ovócito II levará um tempo maior, o que faz com que os "espermatozoides Y" não resistam esse período. Se a relação ocorrer após a ovulação, os meninos terão 80% de chance de vir a tona, já que são muito mais ageis que os "espermatozoides X" encontrando o ovócito II primeiro.
Talvez seja uma curiosidade de revista pais e filhos, mas quis compartilhar, pois a aprendi em mais uma de minhas prazerosas aulas de biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário